Utilize nossa FAQ para saber mais

Reunimos aqui todas informações sobre o funcionamento da IVCL para que você possa esclarecer suas dúvidas.

O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) é uma entidade esportiva privada, sem fins lucrativos, criada pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima em 2008.

A exemplo das mudanças que o esporte promoveu em sua vida, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima passou a sonhar com a possibilidade de estruturar um projeto que oferecesse condições de acesso à educação e cultura para jovens de baixa renda. Nesse cenário, o atletismo surgiu como uma modalidade muito interessante de ser trabalhada, visto que concentra um grande número de atletas vindos de comunidades carentes.

Através do trabalho da modalidade de forma lúdica, incentivando a permanência dos jovens na escola e contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, o IVCL quer mostrar aos participantes que por trás do grande atleta, existe a formação do cidadão, em todos os aspectos (social, formativo, esportivo).

É de conhecimento geral os benefícios proporcionados pela prática regular da atividade física, seja na promoção da saúde, no contexto social em que se criam valores morais ou ainda na descoberta de talentos. Feito esse trabalho com as crianças que estão na faixa etária atendida pelo projeto (6 a 18 anos), aumentam as chances desses educandos desenvolverem seus potenciais atléticos e seguirem carreira esportiva.

Atentos à importância do projeto na formação desses jovens, também oferecemos mensalmente palestras sociais e atividades complementares que abordem temas pertinentes à faixa etária do público atendido como, por exemplo: drogas, sexualidade, violência doméstica, bullying, doping, métodos contraceptivos, nutrição e reciclagem.

Em suma, acreditamos que podemos atingir nosso objetivo de formar cidadãos através do esporte dado o grande potencial da região onde o IVCL está instalado, bem como a experiência dos profissionais envolvidos com o projeto.

A seleção de participantes é realizada através de Festivais de Atletismo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima. Desde 2011 o IVCL mantém um programa de orientação técnica para professores da Rede Pública de Ensino. Essa ação oferece atividades direcionadas para professores das escolas (para que eles possam reproduzir os exercícios nas próprias escolas) e também festivais de atletismo pré-agendados com essas escolas. Mensalmente o IVCL recebe em média quatro escolas no CEAR para um período (manhã ou tarde) de vivência com o atletismo, com a orientação técnica de nossa equipe e presença de centenas de estudantes do ensino público. Após essa atividade, muitos manifestam o desejo de integrarem o IVCL e podemos preencher as 50 vagas disponíveis por ano. Acreditamos que essa ação é muito importante para apresentar o atletismo para novos praticantes, além de fortalecer nosso trabalho junto às escolas públicas de Campinas.

Seguindo a proposta de educar através do esporte, nossa única exigência para ingressar no projeto é a comprovação das notas e frequências escolares dos participantes, respeitando o total de vagas disponíveis. As atividades serão ministradas em dois períodos (matutino e vespertino), permitindo que os beneficiados participem no contraturno da escola.

O(a) atleta aprovado (a) durante o processo seletivo deve preencher a ficha de inscrição fornecida pelo IVCL; também cópia de um documento com foto; cópia da certidão de nascimento; cópia de comprovante de endereço atualizado (contas de água, luz, telefone de até 3 meses atrás); atestado médico; e comprovante de matrícula escolar.

A faixa etária atendida é de 6 a 18 anos.

Os treinamentos são divididos em períodos, de acordo com a faixa etária e desenvolvimento físico dos atletas. Gradativamente os atletas são encaminhados das atividades de treinamento geral para as de treinamento específico, chegando ao período de competições objetivando o bom desempenho em sua prova. Todos atletas são orientados por professores e treinadores graduados e especializados em atletismo e as atividades são desenvolvidas com a frequência de três unidades didáticas por semana.

Os treinamentos são realizados no Complexo de Atletismo do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), em Campinas. O local pertence à Prefeitura Municipal de Campinas e é fruto de uma iniciativa do município, do Governo Federal e da Secretaria Especial do Esporte. Através de um convênio firmado com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas o IVCL tem autorização para utilizar o espaço para realizar as suas atividades.

O local de execução do projeto está equipado com adaptações que permitem o acesso de todos os indivíduos, sejam portadores de necessidades especiais ou não. Existem dois banheiros adaptados (masculino e feminino), contando com barras de apoio tanto nos vasos sanitários quanto nos chuveiros. As entradas para a pista são feitas em terreno plano, com portões largos, permitindo desde pedestres até cadeirantes. O Complexo de Atletismo do CEAR é ponto final da linha de ônibus 430 (veículos adaptados para PNE), permitindo que todas as pessoas acessem o espaço vindos de qualquer ponto da cidade. As portas das salas respeitam a largura necessária para uma cadeira de rodas, permitindo acesso fácil ao seu interior. A arquibancada possui corrimão e recuo com espaço suficiente para o trânsito de pessoas e cadeirantes.

Sim, todas atividades desenvolvidas são gratuitas aos beneficiados que integram o IVCL e custeadas pelos patrocinadores do projeto. Anualmente são disponibilizadas 50 vagas.

Não, o IVCL não oferece treinos para o público em geral e sim para os jovens selecionados para integrarem o projeto.

Período matutino: segundas, quartas e sextas-feiras - das 8h30 às 11 horas. Período vespertino: segundas, quartas e sextas-feiras - das 14h30 às 17 horas.

Deseja receber nossa Newsletter?


Veja nossa última newsletter