História

Conheça mais sobre a
nossa história

Vanderlei Cordeiro de Lima foi um dos maiores corredores na história do atletismo brasileiro. Ainda em atividade, tinha o sonho de criar um projeto que oferecesse condições de acesso ao esporte para jovens de baixa renda e, consequentemente, proporcionar acesso à educação para formar cidadãos. Tomando como base seu exemplo de vida, decidiu usar atletismo como ferramenta para despertar o interesse por valores ligados ao desenvolvimento pessoal de cada uma das crianças atendidas.

O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) foi fundado em 2008, na cidade de Campinas, e tem como objetivo proporcionar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos. Embora esse não seja o principal objetivo, a descoberta de talentos acaba sendo uma consequência desse trabalho e pela experiência da equipe técnica envolvida, os jovens valores são direcionados para seguirem carreira profissional.

Para ingressar no projeto é obrigatório que o participante comprove que está regularmente matriculado na escola, bem como suas notas e frequências em aulas.

Atualmente o IVCL atende gratuitamente 80 crianças e adolescentes, a maioria em situação de vulnerabilidade social. Todos recebem orientação técnica para a prática do atletismo; uniformes; auxílio transporte para treinos; lanches; equipamentos para a prática da modalidade; acompanhamento médico, psicológico e social; suporte fisioterápico; transporte, alimentação e hospedagem em competições.

Trabalhamos para contribuir com a democratização do atletismo na região de Campinas, aumentando o número de praticantes, oferecendo oportunidade de transformação social, estimulando o desenvolvimento do exercício da cidadania e aumentando a qualidade de vida dos beneficiados.

Além disso, queremos incentivar o enquadramento e ascensão social dessas crianças, afastando-as do perigo e das tentações do mundo marginal e transformando-as em multiplicadores da não-violência e da ética na vida.

Por fim, queremos qualificar profissionais para o trabalho específico em iniciação, aperfeiçoamento e treinamento em atletismo, sempre envolvendo as famílias, escolas e comunidade, em uma ação conjunta de valorização dessas instituições frente à criança e ao adolescente.

Saiba mais sobre o padrinho

O Padrinho

Vanderlei Cordeiro de Lima ficou conhecido mundialmente por seu fantástico fair play nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Depois de ser interceptado enquanto liderava com folga a maratona olímpica, voltou à disputa e terminou em terceiro lugar, numa chegada emocionante com o seu famoso aviãozinho. Sua nobre atitude garantiu também a medalha Barão Pierre de Coubertin, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), enaltecendo seu grau de esportividade e espírito olímpico.

Vanderlei também teve a honra de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, coroando sua trajetória de sucesso e exemplo. Em 2018 foi convidado para integrar a primeira turma de atletas do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro eternizando seus pés ao lado de grandes nomes do esporte brasileiro.

Em 2019 Vanderlei foi convidado para ser membro titular da Comissão Nacional de Atletas, órgão colegiado que, dentre outras competências, terá a de “assistir o Ministro de Estado da Cidadania na gestão da Política Nacional de Esporte”.

Deseja receber nossa Newsletter?


Veja nossa última newsletter