Em sua primeira convocação para a seleção brasileira, Mateus Rodrigues dos Santos, atleta do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) conquistou a medalha de bronze no 38º Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputado no Parque Arqueológico de Facatativá, na Colômbia, no dia 08 de novembro.
Mateus foi o único atleta brasileiro a subir no pódio individualmente na competição realizada a 2.600 metros de altitude. Ele disputou a prova dos 6 km na categoria Sub-18 e completou o percurso de três voltas com o tempo de 22:09. “O Mateus fez uma excelente temporada, que muito nos orgulha. Competir na altitude em provas de longa distância, nas quais a capacidade biomotora mais exigida é a resistência, contra atletas que moram e treinam nessas condições, não é fácil. Por isso, a conquista dele na Colômbia é ainda mais relevante, especialmente se considerarmos que foi a única medalha individual conquistada pelo Brasil, em todas as categorias”, avalia Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL.
Para o jovem de 17 anos, a primeira seleção brasileira ficará guardada com muito carinho. “Foi uma viagem bem legal, cinco horas de voo, isso foi um pouco cansativo. A prova foi difícil por conta da altitude, eu senti um pouco logo na volta um. Foi minha primeira vez correndo na Colômbia, minha primeira convocação da vida! Fiquei muito feliz mesmo, essa medalha representa o esforço da minha vida inteira que venho treinando e me dedicando”, comemora Mateus.
A prova foi disputada em um percurso quase totalmente gramado com obstáculos naturais como raízes, buracos, subidas e descidas. “Na segunda volta ele começou a aparentar cansaço, eu cheguei a pensar que ele não completaria a prova. Às vezes quando se esforça muito pode desmaiar, passar mal por conta da altitude. Mas foi nessa mesma volta que ele conseguiu ultrapassar o terceiro colocado. Depois disso, ele abriu e chegou bem à frente do quarto atleta. Seria muito difícil vencer quem treina e mora na altitude, o Mateus fez um excelente resultado. Deu tudo certo!”, conta Alex Lopes, treinador do IVCL que também integrou a seleção brasileira na Colômbia.
Além da medalha de bronze no Sul-Americano de Cross Country, Mateus colecionou muitas conquistas em 2025. Foi campeão brasileiro Sub-18 nos 3.000 metros rasos e campeão dos Jogos da Juventude na mesma prova. “Ele fez uma temporada impecável, aproveitou todas as oportunidades que teve para mostrar o seu potencial nas provas mais longas de corrida na categoria dele. E foi além. Foi medalhista no Campeonato Brasileiro da categoria acima (Sub-20) na prova dos 5.000 metros rasos, realizado em Recife. O Mateus vem se destacando, melhorando as suas marcas e evoluindo. Teve a sua primeira experiência internacional já com uma medalha em uma situação bem adversa que é correr em altitude”, conta Alex.
Um pouco tímido, Mateus está no IVCL desde 2017 e passou por todas as etapas do desenvolvimento. Ele tem um irmão gêmeo, o Samuel, que é seu companheiro de tre